Trediex Transportes Aduaneiro Ltda | Despacho Aduaneiro
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Assessoria e Consultoria de Exportação

Expandir o mercado internacional brasileiro faz parte da nossa missão. Através um trabalho sério e comprometido auxiliamos as empresas, que buscam expandir seu mercado e internacionalizar sua marca através da exportação de seus produtos.

A exportação de produtos é o processo pelo qual  as empresas enviam os produtos do país de origem, intermediados  ou de fabricação própria para outros países, no intuito de expandir o seu negócio, tornar sua marca conhecida mundialmente, aumentar os lucros e conquistar novos clientes ao redor do mundo.

A exportação é extremamente vantajosa para empresas que desejam aumentar seu mercado e expandir seus negócios para outros países.

O mercado internacional é muito atrativo, mas para conseguir gerar receita e fazer o processo ser bem sucedido, em qualquer tempo, é necessária a expertise  específica na área e contar com a ajuda de profissionais capazes de  avaliar a estrutura do seu negócio, antes de iniciar esse projeto,  garantindo  que a empresa se posicione  no mercado, evite prejuízos e tenha obtenha o retorno esperado. Afinal, negociar internacionalmente não é o mesmo que realizar negócios dentro de seu país.

As principais vantagens de contratar uma consultoria de exportação são:
· A equipe realiza a análise de mercado e fornecedores.
· Oferece sugestões de aprimoramento ou adequações das mercadorias antes de ingressar no mercado de exportação.
· Auxilia na diminuição de custos operacionais e promove o aumento da receita.
· Contribui para que as negociações internacionais sejam realizadas de forma segura.
· Análise de taxas de conversões, impostos, exigência fiscais, etc.
· Auxílio na emissão e análise dos documentos de exportação.
· Negociação e a contratação de frete e seguro internacional (logística internacional).
· Gestão do trâmite completo de exportação, garantindo a chegada da mercadoria no país de destino de forma segura.

De forma resumida, contratar a assessoria e/ou consultoria de exportação é o método mais seguro e eficaz para garantir que sua empresa seja bem sucedida no comércio internacional, otimize seus processos e evite prejuízos

Quais os documentos exigidos para exportação

Para realizar a exportação é preciso apresentar todos os documentos solicitados de acordo com a legislação do país de origem. Por isso, é aconselhável realizar um checklist e analisar cuidadosamente se todos os critérios estão sendo seguidos.

A Invoice ou Commercial Invoice é a fatura comercial, ou seja, o documento do comércio exterior equivalente a nota fiscal do mercado interno. Ela é essencial para que o exportador possa dar a saída legal da mercadoria do país e realizar o despacho aduaneiro.
Além dos dados completos do importador e exportador, a Invoice deve conter descrição dos produtos, classificação fiscal (NCM), quantidades, valores, Incoterm, país de origem, país de destino, peso total, quantidade e tipos de volumes, forma de pagamento e meio de transporte internacional.
As Alfândegas Internacionais também exigem a Invoice como um documento essencial para legalização e internalização dos produtos no país de destino. Além disso, é um documento que oferece segurança às empresas importadora e exportadora, pois nele estão descritos todos os termos e condições da negociação comercial.

Esse documento é mais conhecido no Brasil como Romaneio e também é essencial para que o embarque de mercadorias seja autorizado e a exportação realizada.
Enquanto a Invoice detalha os termos comerciais da exportação, o Packing List ou Romaneio detalha as características da mercadoria em si. Ele deve sempre contemplar uma lista do conteúdo da exportação com detalhamento unitário e total de pesos, cubagem, modelos e demais informações de embalagem.
As informações detalhadas, neste documento, são importantes para evitar complicações na hora do recebimento, além de fornecer a empresa importadora todas as informações sobre a sua compra, facilitando a conferência dos itens. Desse modo, o importador não terá problemas com a compra ao chegar em seu destino. As informações detalhadas deste documento são essenciais para que, ao receber sua compra, o importador identifique sem problemas os produtos importados, facilitando a conferência da mercadoria e, em alguns casos, possibilitando o planejamento prévio da desova, o que acaba convertendo-se em economia para o comprador/importador.

O Conhecimento de Embarque é outro documento essencial de toda exportação e importação. Enquanto Invoice e Packing List são emitidos pelo exportador, o Conhecimento de Embarque é emitido pela empresa responsável pelo transporte internacional, ou seja, pela companhia aérea ou marítima. O documento confirma o recebimento da mercadoria para exportação e inclui uma descrição resumida dos produtos, o peso, a quantidade, origem e o destino.
No transporte aéreo o Conhecimento de Embarque é conhecido como AWB (abreviação do termo em inglês Air WayBill). Já no transporte marítimo, o Conhecimento de Embarque é conhecido como BL (abreviação do termo em inglês Bill of Lading). Independente do meio de transporte utilizado para exportação, é um documento obrigatório para que a exportação e/ou importação ocorram de forma legal.

O certificado de origem, como o próprio nome sugere, é um documento para comprovar que a origem da carga a ser enviada para outro país está de acordo com as legislações e não é proveniente de comércio ou produção ilegal. Apesar de não ser obrigatório, sua emissão é sempre recomendada para dar uma maior segurança e tranquilidade ao importador.
Além disso, sua apresentação é necessária no caso de isenção ou redução de imposto no caso da importação, como acontece quando os países envolvidos na negociação possuem um acordo de relações comerciais internacionais.
Este certificado deve ser emitido sempre que uma nova operação de exportação é realizada, pois só pode ser utilizado uma vez e precisa ser solicitado a cada nova operação.

A Apólice de Seguro de Transporte Internacional deve ser emitida sempre que houver a contratação de seguros para mercadorias. A mesma deve ser solicitada ao realizar a contratação do seguro, no entanto, esse procedimento deve ser realizado sempre antes do embarque dos produtos para exportação. Apesar de não ser obrigatória, o custo da contratação de seguro para exportação costuma ser relativamente baixo e, aconselhamos que as mercadorias exportadas estejam devidamente seguradas

As documentações mencionadas acima devem ser providenciadas sempre a cada processo específico de exportação for e são emitidas antes ou, no momento, do embarque. Além disso, todas as empresas que atuam com exportação e/ou importação no Brasil precisam estar habilitadas no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). 

Nenhuma empresa brasileira pode exportar ou importar sem estar habilitada no Radar e sem cumprir os requistos  dos documentos  acima.

Listamos abaixo, outros  documentos exigidos em determinadas operações de exportação.

Nosso amplo portfólio de serviços acompanha nossos clientes no decorrer de todo processo de importação ou exportação antecipando todas as suas necessidades e facilitando os tramites para nossos parceiros e clientes.

Despacho aduaneiro, Desembaraço e Logística
– Análise documental;
– Análise de custos;
– Emissão de “licença de importação”;
– Classificação fiscal;
– Logística “Door-to-door”, com gerenciamento total ou parcial;
– Cotação e gerenciamento total ou parcial;
– Cotação e gerenciamento de seguros e fretes, em âmbito nacional e internacional;
– Projetos de Ex-Tarifário;
– Assessoria e consultoria empresarial tributária;
– Adequação da classificação tributária;
– Emissão de registro de exportação, inclusive para mostras, feiras e outros eventos, para exportação temporária;
– Gerenciamento total ou parcial dos processos (link-rotinas exportação;
– Contratação de Fretes nacionais e internacionais.